Em janeiro de 2026 completam-se 30 anos da morte de Roberto Ribeiro, um dos maiores nomes da história do samba. Para marcar essa data simbólica, o cantor e compositor Leo Russo lança, no próximo dia 23 de janeiro, o samba inédito "A Voz de Roberto Ribeiro", uma homenagem afetuosa e carregada de memória ao artista que ajudou a moldar a identidade do gênero. Se estivesse vivo, o sambista carioca completaria 85 anos.
A canção é assinada por Leo Russo e Mauro Diniz e chega ao público acompanhada de um clipe especial gravado em estúdio, com os dois intérpretes cantando juntos. O lançamento acontece no YouTube e em todas as plataformas digitais. O registro audiovisual ganha ainda mais força simbólica por ter sido parcialmente gravado na casa onde Roberto Ribeiro viveu, no bairro do Anil, em Jacarepaguá, reunindo emoção, afeto e legado em um mesmo espaço.
Parceiro de composição e filho do saudoso Monarco, Mauro Diniz destaca que a homenagem nasceu de uma relação profunda e afetiva com Roberto Ribeiro.
"No dia 8 de janeiro completaram-se 30 anos do falecimento do grande cantor e artista Roberto Ribeiro, uma pessoa por quem sempre tive uma admiração enorme. Ele gravou muitos sambas do meu pai, o nosso saudoso Monarco, e eu também tive a honra de ter dois sambas meus gravados por ele. Existia, portanto, um vínculo afetivo muito forte", relembra Mauro.
Segundo Mauro, a parceria com Leo Russo surgiu de forma espontânea e, desde sempre, emocionalmente conectada.
"O Leo me mandou uma primeira parte falando justamente do Roberto. Eu já tinha alguns sambas que falavam dele e coloquei a segunda parte. Foi um samba feito de coração, costurado com carinho, e ficou muito bonito. Daqui a pouco todo mundo vai conhecer. Viva Roberto Ribeiro!"
A homenagem contou ainda com a presença de Liettede Souza (viúva de Roberto Ribeiro), Alex Ribeiro (filho) e Junior Ribeiro (neto), reforçando o caráter afetivo e familiar do tributo. Os arranjos são assinados por Rildo Hora, um dos maiores maestros da música brasileira e padrinho musical de Leo Russo, cuja assinatura musical ajuda a costurar passado e presente do samba.
Para Leo Russo, o projeto vai além de uma homenagem artística e se estabelece como um registro de memória. "Essa canção significa muito para mim. Além de ter uma ótima relação com a família do Roberto Ribeiro, ele é um dos maiores cantores da história do samba e uma personalidade emblemática da música brasileira. É um momento para ficar registrado na memória, ainda mais com a participação de duas figuras fundamentais para o samba, que são o Mauro Diniz e o Rildo Hora", afirma o cantor e compositor.
Rildo Hora, que acompanhou de perto o processo de criação, também destaca a força da composição e o amadurecimento artístico de Leo ao longo dos anos. "O Leo Russo é um dos melhores cantores de samba que surgiram nos últimos tempos. Fizemos vários trabalhos juntos recentemente e eu orquestrei sambas lindíssimos dele, mas esse, dedicado ao Roberto Ribeiro, se destaca demais. O Leo acertou em cheio na composição e, modéstia à parte, acho que eu também fui bem no arranjo", comenta o maestro.
Sobre Leo Russo
Carioca do samba, Leo Russo cresceu musicalmente apadrinhado por Beth Carvalho e Rildo Hora, convivendo desde cedo com mestres do gênero. Foi revelado ao grande público em 2011, ao vencer o concurso de novos talentos do Carioca da Gema, e desde então recebeu reconhecimento de nomes como Chico Buarque, Zeca Pagodinho e da própria Beth.
Com três álbuns lançados, incluindo o premiado Canto do Leo, que lhe rendeu indicação ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantor — concorrendo com Roberto Carlos — Leo coleciona parcerias com grandes referências como Raimundo Fagner, Xande de Pilares, Monarco, Moacyr Luz, Noca da Portela, Carlinhos Vergueiro e muito mais. Agora, dá continuidade a essa história ao compor com Mauro Diniz, filho de Monarco, reforçando esse elo entre gerações do samba. Recentemente, lançou o álbum A Gente Merece, reafirmando seu lugar como uma das vozes mais consistentes de sua geração.
Letra "A Voz de Roberto Ribeiro"
(Leo Russo/Mauro Diniz)
Que voz tinha esse guerreiro
Malandro maneiro
Alma de seresteiro
Defendeu o samba como um bom goleiro
Todo menino é um rei
E o Rei da voz é Roberto Ribeiro
Ainda ecoa entre nós
Seu canto maior de verdade
Nas ruas, nas rodas de samba
Por toda cidade
Liberdade desfrutei
Meu drama e Acreditar cantei
Tem Jongo na Serrinha então vou pra lá somente pra ver tia Eulália dançar
A luz do luar brilha a Estrela de
Madureira
Num céu verde e branco um resto de esperança a nossa herança ainda está no ar
A voz de Roberto Ribeiro não vai se calar
Ficha Técnica:
Voz: Leo Russo
Voz e cavaquinho: Mauro Diniz
Arranjo: Maestro Rildo Hora
Violão de 6 e 7 cordas: Luís Filipe de Lima
Pandeiro, tamborim, repique, tantan e agogô: Pedrinho Ferreira
Serviço
Lançamento: "A Voz de Roberto Ribeiro"
Artista: Leo Russo (participação: Mauro Diniz)
Arranjos: Rildo Hora
Data: 23 de janeiro
Onde: YouTube + plataformas digitais


