...

...

Homenagem a Antonio Cicero une música e poesia no Rio: Arthur Nogueira canta no Manouche e participa de evento da Companhia das Letras com Marina Lima e Adriana Calcanhotto

Publicada em: 07/08/2025 10:58 - Espetáculos

Espetáculo “Embarque para Citera” será apresentado no dia 14 de agosto no Manouche, no Rio, celebrando a obra do poeta e letrista Antonio Cicero

 

Rio de janeiro, agosto de 2025 - O mês de agosto reserva um tributo especial à vida e à obra do poeta, letrista e filósofo Antonio Cicero (1945–2024) no Rio de Janeiro. As homenagens terão a presença do cantor e compositor Arthur Nogueira, o mais recente parceiro criativo de Antonio Cicero, e começam no dia 12 de agosto, com o lançamento póstumo do novo livro “Fullgás” pela Companhia das Letras, em evento no Cine Estação NET, em Botafogo, que contará também com a presença das cantoras e Marina Lima e Adriana Calcanhotto.

 

Na sequência, no dia 14 de agostoArthur Nogueira apresenta no Manouche, na Casa Camolese, o espetáculo “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera”, que vem percorrendo diversas cidades no Brasil e no exterior, como São Paulo, Belém, Lisboa, Londres e Porto, celebrando a parceria criativa e a amizade entre os dois artistas.

Com formato intimista, de voz, violão e guitarra, o show apresenta canções compostas por Nogueira e Cicero ao longo da última década, além de clássicos escritos pelo poeta em colaboração com Marina Lima, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos. A direção visual é do cineasta Vitor Souza Lima, que assina as projeções que dialogam com o repertório poético do espetáculo.

Entre as músicas apresentadas, destaca-se “Antigo Verão”, inspirada no quadro Embarque para Citera (1717), do pintor francês Antoine Watteau. Na mitologia grega, foi da espuma do mar da ilha de Citera que nasceu Afrodite, deusa do amor — uma imagem que ecoa o lirismo presente nas composições da dupla.

“Antonio Cicero foi, além de meu maior amigo, o artista que mais admirei e com quem mais aprendi. Esteve ao meu lado desde os meus primeiros passos profissionais. Foi o poeta que me ensinou a ler poesia, o pensador a quem mais recorri nas dúvidas mais profundas, o amigo generoso que me inspira a ‘amar o doce, o justo, o belo e o saber’. Este show é, por um lado, um gesto de gratidão; por outro, a celebração do orgulho que tenho de sua lucidez e coragem, até o fim.” — Arthur Nogueira

Natural de Belém do Pará, Arthur Nogueira tem se destacado como um dos nomes mais sensíveis da canção contemporânea. Com seis álbuns lançados e parcerias com poetas de diferentes nacionalidades, é também produtor musical de artistas como Fafá de Belém e Adriana Calcanhotto, e responsável pela série “Canto poesia”, da Rádio Cultura Brasil.

 

Já Antonio Cicero construiu uma obra singular entre poesia, ensaio filosófico e música. Autor de livros como Guardar e O mundo desde o fim, teve suas canções gravadas por nomes fundamentais da MPB e, até o fim da vida, manteve uma produção intensa e inovadora. O show “Embarque para Citera” é um convite para mergulhar nessa travessia.

Sobre Arthur Nogueira 

Nasceu em Belém, na Amazônia brasileira, em 1988. Lançou seis álbuns próprios, entre os quais “Sem medo nem esperança” (2015) e “Brasileiro profundo” (2022). Compôs melodias para versos de grandes nomes do mundo, como Antonio Cicero (Brasil), Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira. É o produtor musical dos álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto. Produziu e apresentou a série “Canto poesia: poetas na canção popular do Brasil” (2023), na Rádio Cultura Brasil.

Sobre Antonio Cicero 

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Formou-se em filosofia na Universidade de Londres. Poeta e letrista, escreveu os livros de ensaios “O mundo desde o fim” (1995), “Finalidades sem fim” (2005), “Poesia e filosofia” (2012) e “A poesia e a crítica” (2017) e os livros de poemas “Guardar” (1996, Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira), “A cidade os livros” (2002) e “Porventura” (2012, Prêmio ABL de Poesia). É autor de letras para músicas de Marina Lima, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Arthur Nogueira, entre outros compositores. Morreu em 2024.

 

Serviço:

Arthur Nogueira canta Antonio Cicero

Show Embarque para Citera

14/08 - Quinta - 21h - Manouche

Ingressos: https://abrir.link/rHzaH 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...