...

...

“Paterno”, de Marcelo Lordello, terá lançamento dia 7 de agosto nos cinemas

Publicada em: 23/07/2025 12:22 - Cinema

 

Marco Ricca, Gustavo Patriota e Thomás Aquino estão no elenco principal que divulga trailer e datas das prés

 

Trailer oficial: arquivo 

YOUTUBE https://youtu.be/vdUvNr1REuY

Stills e imagens de bastidores

Cartaz

 “Paterno”, de Marcelo Lordello, será lançado dia 7 de agosto nos cinemas. Marco Ricca, Gustavo Patriota e Thomás Aquino estão no elenco principal do premiado longa. “Paterno”  é produzido pelas produtoras brasileiras Plano 9 e Trincheira Filmes, com coprodução da empresa francesa Caravan Pass, com a distribuição da ArtHouse e da Filmes do Estação, com pré-estreias no RJ, SP e Recife.

 

FESTIVAIS e PRÊMIOS - Paterno

  • 11º Festival Internacional Olhar de Cinema Curitiba – Competitiva Internacional

  • 25º Festival do Rio – Competitiva

  • 46ª Mostra de São Paulo

  • 17º Fest Aruanda – Competitiva Nacional • Prêmio da Crítica

 


 

: Sinopse:

Sérgio (Marco Ricca) é um arquiteto que se vê dividido entre manter o legado do pai e manter o contato com seu filho, que está prestes a se tornar adulto. Sérgio está envolvido em um grande projeto imobiliário em uma área popular do Recife, mas  precisa enfrentar a resistência dos moradores para alcançar seu objetivo.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Marcelo Costa Lordello

Produção executiva: Mannu Costa

Produção geral: Mannu Costa – Plano 9; Marcelo Lordello – Trincheira Filmes
Coprodução: Caravan Pass (França)

Distribuição: Arthouse e Filmes do Estação

 


 

. ELENCO PRINCIPAL

Sérgio

Marco Ricca

Solange

Fabiana Pirro

Tomás

Gustavo Patriota

Claudio

Thomás Aquino

Lígia

Selma Egrei

Heitor

Germano Haiut

Joana

Cláudia Assunção

Suzana

Rejane Faria

Toni 

Thardelly Lima

   

Argemiro

Wilson Rabelo

 

 


 

EQUIPE TÉCNICA

Direção Marcelo Lordello

Produção Mannu Costa e Marcelo Lordello

1º Ass. de Direção Felipe Oliveira

Produtor de Elenco Marcelo Caetano Gabriel Domingues

Continuísta Gabriela Miranda

Roteiro Marcelo Lordello e Fábio Meira

Co Roteirista Letícia Simões 

Montagem Eduardo Serrano

Produção Executiva Mannu Costa 

Direção de Produção                         Dedete Parente

Diretor de Fotografia Barbara Alvarez

Direção de arte e cenografia Iomana Rocha & Yana Luz

Maquiadora Cris Malta

Figurino Caroline Oliveira

Som Direto Moabe Filho e Guga Rocha

Desenho de Som Nicolau Domingues

Mixagem Jean-Guy Veran

Chefe de Elétrica e Maquinária Broa

Still Hélder Tavares

Colorista Pablo Nóbrega

Estúdio de Pós-produção de som     Sound 8 / Navio do Sertão 

Música Original Piero Bianchi (baseada em um tema de Caçapa      e Mateus Alves)

Gravação e edição de 

música original Arthur Dossa e Piero Bianchi

Mixagem da música original Nicolau Domingues

 

  • Título original: Paterno

  • Gênero: Ficção / Drama

  • Duração: 110 minutos

  • Formato: Cor, 2K (Arri 2K Q – gravação / Finalização 2K Scope)

  • Som: Estéreo / 5.1

  • Aspect Ratio: 1:2.39, 24 fps

  • Ano de produção: 2017

  • Ano de finalização: 2022

  • Ano de lançamento: 2022 (festivais); 2025 (cinemas)

  • País: Brasil

 BIO DO DIRETOR - MARCELO LORDELLO

Marcelo Lordello é cineasta com 23 anos de carreira, sócio da Trincheira Filmes — produtora pernambucana fundada ao lado de Leonardo Lacca e Tião. Nascido em Brasília, em 1981, vive no Recife desde 2001, onde se formou em Comunicação Social pela UFPE e iniciou sua trajetória no audiovisual atuando como diretor, roteirista, fotógrafo e montador de curtas-metragens autorais e colaborativos. Seu primeiro longa documental, Vigias (2010), estreou no Festival de Brasília e circulou por festivais como o BAFICI (Argentina) e o Filmfest München (Alemanha). Em 2012, dirigiu Eles Voltam, seu primeiro longa de ficção, premiado como Melhor Filme pelo júri oficial e pela crítica no 45º Festival de Brasília, além de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante. O filme teve estreia internacional na competição oficial do Festival de Rotterdam (HIVOS Tiger Awards) e percorreu mais de 40 festivais ao redor do mundo, como BFI London, New Directors/New Films (MoMA/NY), IndieLisboa, Jeonju, San Francisco e outros.

Em 2025, Lordello lança seu segundo longa de ficção, Paterno, e a série Delegado (codirigida com Leonardo Lacca)licenciada para Canal Brasil e Globoplay. Seu terceiro longa, Edificante (nome provisório), encontra-se em fase final de montagem.

FILMOGRAFIA

N27 (ficção, 19 min, 35mm, 2007)

  • 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Mostra Competitiva

  • 12º Festival de Tiradentes

  • Kinoforum 2019 – Melhor Curta, Prêmio Espaço Unibanco, Prêmio Cachaça Cineclube

  • 5º Panorama Coisa de Cinema

  • 6º Festival de Marília
    🎥 Assista no Vimeo

 


 

LONGAS-METRAGENS

Vigias (documentário, 70 min, 35mm, 2010)

  • 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Mostra Competitiva

  • Filmfest München – Alemanha
    🎥 Assista no Vimeo

 


 

Eles Voltam (ficção, 90 min, DCP 2K, 2012)

  • 45º Festival de Brasília – Prêmios: Melhor Filme (Júri Oficial e Crítica – Abraccine), Melhor Atriz (Maria Luiza Tavares), Melhor Atriz Coadjuvante (Elayne de Moura)

  • Festival de Rotterdam (HIVOS Tiger Awards Competition)

  • New Directors/New Films – MoMA e Lincoln Center – Nova York

  • BFI London Film Festival – Reino Unido

  • IndieLisboa – Prêmio de Distribuição TVCine

  • Jeonju International Film Festival – Coreia do Sul

  • San Francisco International Film Festival – EUA

  • SANFIC – Santiago International Film Festival – Chile

  • Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) – PE

  • Festival de Triunfo – PE – Prêmios: Melhor Filme e Melhor Produção

  • BrasilCine – Suécia

  • Festival Curta-SE – SE

  • Kaunas International Film Festival – Lituânia

  • Films from the South Festival – Noruega

  • AFI Latin American Film Festival – EUA

BIO DA PRODUTORA - MANNU COSTA

Professora no curso de Cinema e Audiovisual (UFPE) e realizadora audiovisual, sócia da Plano 9 (PE). Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFPE, Mestre em Comunicação pela mesma universidade, é Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sanduíche na Paris 3/Sorbonne Nouvelle.Tem especialização em Gestão Cultural pelo Itaú Cultura/Universitat de Girona. Sua tese estuda o impacto das políticas públicas sobre a performance de produtoras independentes contemporâneas. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas para o Cinema e o Audiovisual, dinâmicas de mercado e seus agentes.

Há quase 20 anos, tem atuado nas áreas de produção, direção e roteiro. Participou do “Berlinale Talents” (2014) e de diversos outros eventos nacionais e internacionais de coprodução, mercados e laboratórios, como Cinemundi, BRLab, Ventana Sur , Diáspora Lab e Miradas Afro. Dá cursos livres, participa de comissões julgadoras e de curadorias. Atualmente está envolvida na finalização de longas e séries, além de estar na pós-produção do seu primeiro longa documentário “Cartas para o Passado”, assinando a direção e o roteiro. Entre as obras mais recentes, destacam-se os curtas “Sua Majestade, O Passinho” e Nosso Morro, Meu Universo”, ambos de 2022, em codireção com Carol Correia; como produtora, as obras Marias (2024, Dir. Ludmila Curi); A morte Habita à noite (Dir. Eduardo Morotó), Amores de Chumbo (Dir. Tuca Siqueira), Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca (Dir. Elizabeth Formaggini), Em nome da América (Dir. Fernando Weller), Eles Voltam (Dir. Marcelo Lordello). 



 


 

  PRODUTORAS - TRINCHEIRA FILMES

 

A Trincheira Filmes nasceu em 2004 como uma aliança criativa entre os diretores Leonardo Lacca, Marcelo Lordello e Tião, unidos pelo desejo de fazer cinema. Em 2010, consolidou-se como produtora audiovisual.

Seus primeiros trabalhos foram realizados com recursos mínimos, em uma verdadeira lógica de guerrilha — como o próprio nome sugere —, impulsionados por um esforço coletivo e um forte compromisso artístico.

Apesar das limitações orçamentárias, os filmes da Trincheira conquistaram espaço em importantes festivais nacionais e internacionais. Dois deles foram premiados na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes: Muro (Un Regard Neuf) e Sem Coração, ambos dirigidos por Tião. O longa Eles Voltam, de Marcelo Lordello, venceu como Melhor Filme no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e estreou internacionalmente na Competição Tiger do Festival de Roterdã. Já Animal Político, também de Tião, integrou a Competição Bright Future, no mesmo festival.

Permanência, longa de estreia de Leonardo Lacca, teve sua primeira exibição na seção Novos Rumos do Festival do Rio de 2014, passando ainda pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival de Belfort (França) e o AFI Latin American Film Festival (EUA). Foi o grande vencedor do 19º Cine PE, conquistando cinco prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz.

Em 2015, a Trincheira aprovou, junto ao Funcultura, o núcleo criativo Autoralidades Colaborativas, do qual surgiram seis projetos. Desses, dois longas já foram filmados e estão em pós-produção: Edificante, de Marcelo Lordello, e Presságios, de Marcelo Pedroso. A série para TV Delegado, co-dirigida por Leonardo Lacca e Marcelo Lordello, também se encontra em pós-produção, com lançamento previsto para o final de 2025. O longa Sábado Morto, novo projeto de Leonardo Lacca, será filmado em 2026.

Paterno, terceiro longa-metragem de Marcelo Lordello, é o mais recente lançamento da produtora, chegando agora aos cinemas após uma sólida trajetória em festivais.

 

PLANO 9 

 

A Plano 9 é uma produtora sediada em Pernambuco, com mais de 15 anos de atuação no mercado e desenvolve produtos para Cinema e TV. Em parecia com diretores independentes, já desenvolveu, realizou e distribuiu curtas, médias e longa metragens nos mercados nacional e internacional, alcançando diversos públicos e resultados expressivos em festivais, canais de TV e salas de cinema. No mercado televisivo, as séries e programas foram exibidos em emissoras locais e nacionais, com boa audiência e bons resultados comerciais, com licenciamento paralelo para serviços de streaming.

 

Já lançou comercialmente mais de seis longas e várias séries. Atualmente, está finalizando um longa: Cartas para o Passado (longa, doc., Dir.: Mannu Costa), com produção financiada pelo Funcultura e FSA/Ancine; acaba de lançar 02 longas: Marias (longa, doc., Dir: Ludmila Curi), financiado pelo MINC/FSA/Ancine; o filme Paterno (longa, fic, Dir: Marcelo Lordello), coprodução com a França, financiado pelo Funcultura, FSA/Ancine e CNC). Está em finalização da série e Drag Ataque (1a temporada, licenciado para a Fashion TV). Circula em festivais com curtas e está em pós-produção da série para TV: Gol de Letra – Futebol e Literatura Além das Quatro linhas

 DISTRIBUIDORAS - ARTHOUSE e FILMES DO ESTAÇÃO

A ArtHouse é uma distribuidora dedicada ao cinema independente que traz em seu catálogo filmes como A Erva do Rato e Educação Sentimental, de Julio Bressane, A História da Eternidade e king Kong em Asunción,  de Camilo Cavalcante, Big Jato e Piedade, de Cláudio Assis, Futuro Junho, de Maria Augusta Ramos, Um Filme de Cinema, de Walter Carvalho,  o argentino Vergel, de Kris Niklison, o português Os Maias, de João Botelho, Relatos do Front de Renato Martins, Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho, Fevereiros, de Marcio Debelian, Música para Quando as Luzes se Apagam, de Ismael Canepele, O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício, e Domingo de Fellipe Barbosa e Clara Linhart, entre outros de um conjunto de quase 30 longas entre filmes de ficção e documentários, em 12 anos de trajetória. 

Como destaque entre os lançamentos mais recentes, os documentários Iracemas, de Tuca Siqueira, e Cafi, de Lírio Ferreira e Natara Ney, e abrindo uma nova parceria com a Filmes do Estação, o longa Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães e De Pai Para Filho, de Paulo Halm.

 


 

Filmes do Estação - Distribuidora

A Distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, completa um ano de atuação no mercado, após a retomada de suas atividades, em 2024. Fundada originalmente em 1990, foi responsável por lançamentos de sucessos brasileiros e internacionais e distribuiu no Brasil cerca de 300 títulos, se especializando também no relançamento de clássicos. Em 2024, retornou às atividades com o propósito de continuar a formar novas gerações de amantes do cinema. Pensando em lançar cada filme de forma atenta, criativa, original e cuidadosa, a empresa opta por trabalhar com poucos projetos por ano. Dentre os brasileiros, a Filmes do Estação distribuiu, ao longo de sua trajetória, filmes independentes como "Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia; "Riscado", de Gustavo Pizzi e "Juízo", de Maria Augusta Ramos. Em 2024, dos sete filmes lançados, três deles fizeram parte de listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, e os filmes nacionais “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire. Também em 2024, a distribuidora também lançou os filmes nacionais “De Pai para Filho”, de Paulo Halm, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “Transe”, de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor (estes três em parceria com a Arthouse), além do documentário “Ospina, Cali, Colômbia”, do diretor português Jorge Carvalho. Em 2025, já lançou vários filmes internacionais, com destaque o premiado “Sempre Garotas”, de Suchi Talati, e  “Uma Bela Vida”, de Costa-Gavras, além de longas nacionais, como a previsão de lançamento de “As Vitrines”, da diretora e roteirista Flavia Castro, seu quarto longa-metragem, uma  produção de Marcello Maia, em parceria com a Globo Filmes.


Site: https://filmesdoestacao.com.br/

Instagram e tiktok: @filmesdoestacao 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...